Questões frequentes
Células de Combustível

P.1. O hidrogénio é o único combustível possível para as células de combustível?

Em teoria, pode utilizar-se um combustível qualquer no ânodo. No entanto, na realidade não existem muitos combustíveis que reagem efectivamente e, desta forma, até ao momento não foram alcançados grandes progressos com combustíveis alternativos ao hidrogénio para as células de combustível. Duas excepções à regra são o monóxido de carbono, butano e propano, que são facilmente oxidados para temperaturas superiores a 500 ºC, e o metanol, para o qual foram alcançados recentemente desenvolvimentos promissores.

No entanto, o maior interesse é dedicado ao hidrogénio, considerado como o portador de energia no futuro. Na realidade, o hidrogénio é caro, difícil de obter e de armazenar. Estes aspectos são os principais condicionantes do aparecimento das células de combustível no mercado como alternativa efectiva aos sistemas actuais de produção de energia eléctrica [Cappadonia et al., 2000]. »»»


P.2. Como se faz a distinção entre os diferentes tipos de células de combustível?

Os sistemas de células de combustível podem ser classificados segundo a sua temperatura de funcionamento: alta, média e baixa (ambiente), ou em relação à pressão de operação: alta, média e baixa (atmosférica) [Kordesch et al., 1996]. Podem também ser distinguidos pelos oxidantes e/ou combustíveis que utilizam: (1) reagentes gasosos (como por exemplo o hidrogénio, amónia, ar e oxigénio), (2) combustíveis líquidos (álcoois, hidrazina, hidrocarbonetos) ou (3) combustíveis sólidos (por exemplo, carvão, hídridos).

No entanto, por razões práticas, os sistemas de células de combustível são distinguidos pelo tipo de electrólito utilizado, com a excepção da célula de combustível com alimentação directa de metanol (CCDM), que é definida segundo o combustível utilizado.

Os diferentes tipos de células de combustível são os seguinte: célula de combustível alcalina (CCA), célula de combustível ácido-fosfórica (CCAF) , célula de combustível de carbonato fundido (CCCF), célula de combustível de óxido sólido (CCOS) e célula de combustível com membrana de permuta protónica (CCMPP). »»»


P.3. Onde posso arranjar mais informações, artigos e estudos acerca da tecnologia das células de combustível?

O sítio Células de Combustível inclui diversas ligações para sítios de internet internacionais que contêm muitas informações acerca da tecnologia das células de combustível (ver ligações). Um sítio de internet muito interessante é o Fuel Cells 2000. Na secção da bibliografia deste sítio podes encontrar diversas ligações para artigos e estudos importantes. »»»


P.4. Como se faz a distinção entre as células de combustível directas e as indirectas?

O princípio utilizado na distinção entre as células directas e indirectas tem como base a transformação prévia, ou não, dos reagentes alimentados aos eléctrodos da célula de combustível [Kordesch et al., 1996]. Por exemplo, em células de combustível directas, o hidrogénio ou o metanol são ionizados no eléctrodo que funciona como ânodo e participam directamente na geração de electricidade por reacção electroquímica. Em células de combustível indirectas, os reagentes como, por exemplo, o metano ou metanol, são previamente convertidos em hidrogénio num reformador, formando-se consequentemente uma mistura de gases (p.e. dióxido de carbono e monóxido de carbono) [Kordesch et al., 1996]. »»»


P.5. Dúvidas? Coloca a tua questão! Envia uma mensagem para o seguinte endereço electrónico:celulasdecombustivel@aeiou.pt.



Todos os direitos reservados. Copyright © 2002 - 2003 Células de Combustível - Energia do Futuro - Vasco Silva.
LEPAE, Departamento de Engenharia Química, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida sem prévia autorização.
Página principal O que são? Como funcionam? Tipos de células? Vantagens e desvantagens? Aplicações? Que futuro? Página principal O que são? Como funcionam? Tipos de células? Vantagens e desvantagens? Aplicações? Que futuro? Novidades Créditos Glossário Contactos Ligações úteis