Novidades
Células de Combustível

Meios de Transporte

A Nissan planeia iniciar a comercialização de automóveis com células de combustível em 2003
No próximo ano, a empresa Nissan Motor Co Ltd. planeia vender o seu primeiro automóvel com células de combustível, antecipando o plano original de início de comercialização em 2005. A Nissan está a colaborar com o seu parceiro Renault SA (RENA) de França no desenvolvimento das células de combustível. mais informações (Fonte: Fuel Cells 2000)


Sistemas estacionários

A empresa Plug Power lançou o novo sistema GenSys™5C
A Plug Power Inc. acabou de lançar o GenSys™5C, um novo sistema de células de combustível que combina a geração de calor com potência, no Town Hall em Babylon, N.Y. A unidade Plug Power GenSys™5C produz calor suplementar e electricidade, e é capaz de gerar 5kW de potência e 9kW de calor. Esta unidade tem disponibilidade imediata, com um período de tempo encomenda-entrega de 8 a 10 semanas. mais informações (Fonte: Fuel Cells 2000)

A General Motors planeia vender Back-up Power Systems
A General Motors Corp. planeia ter um protótipo de uma central eléctrica estacionário com células de combustível para aplicação em sistemas de recuperação de energia e o seu primeiro cliente em 2004. Clientes como hospitais, redes de telemóveis e centros de processamento de cartões de crédito pagam centenas de dólares por kWhora para disporem de corrente eléctrica contínua. Este desenvolvimento permitirá também o melhoria das células de combustível que, para meados do final da década, irão ser aplicadas a veículos automóveis. mais informações (Fonte: Fuel Cells 2000)


Sistemas portáteis

A empresa GES apresentou um novo sistema CCDM
A Giner Electrochemical Systems (GES) apresentou um novo sistema de células de combustível com alimentação directa de metanol (CCDM), que utiliza uma solução aquosa de metanol para alimentar metanol e vapor de água ao ânodo. A quantidade de água na corrente de saída do cátodo é significativamente menor do que a da CCDM convencional (metanol líquido). mais informações (Fonte: Fuel Cells 2000)



Todos os direitos reservados. Copyright © 2002 - 2003 Células de Combustível - Energia do Futuro - Vasco Silva.
LEPAE, Departamento de Engenharia Química, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida sem prévia autorização.
Página principal O que são? Como funcionam? Tipos de células? Vantagens e desvantagens? Aplicações? Que futuro? Página principal O que são? Como funcionam? Tipos de células? Vantagens e desvantagens? Aplicações? Que futuro? Novidades Créditos Glossário Contactos Ligações úteis